Aposentado incentiva o hábito da leitura

Há cinco anos, Eliomar Alves transformou uma sala de casa em uma espécie de sebo ou livraria informal

Iguatu. Uma iniciativa inédita procura contribuir para a divulgação da leitura de obras novas e usadas entre os moradores desta cidade, localizada na região Centro-Sul. Há cinco anos, o aposentado do serviço público estadual, Eliomar Alves, transformou uma sala da casa dele, que dá acesso direto à Rua 15 de Novembro, no Centro, em uma espécie de sebo ou livraria informal. A novidade é o aluguel das obras literárias. Essa modalidade tem despertado e atraído a atenção dos leitores.

O gosto pela leitura de obras clássicas da literatura nacional e estrangeira, em particular por biografias, cultivado ao longo da vida, contribuiu para que na terceira idade, Eliomar Alves, encontrasse uma forma de ocupar o tempo, com atividade laboral e de lazer.

O projeto começou pequeno com reduzido número de volumes, mas hoje se expandiu e já ocupa meia dúzia de prateleiras, na sala que lembra mais um corredor comprido.

Clique para Ampliar

Além de livros de literatura e didáticos, na casa de Eliomar Alves, existem algumas peças de artesanato e diversos quebra-cabeças à venda. Vem atraindo leitores cada vez mais
FOTO: HONÓRIO BARBOSA

VolumesNão há uma organização com critério bibliotecário, mas o aposentado sabe onde encontrar cada volume, dispostos nas prateleiras, e guardados em sacos plásticos para evitar a poeira. O preço do aluguel de qualquer obra é de R$ 0,20 por dia. Esse mesmo valor é mantido desde o início do projeto. “Não é um empreendimento para dar lucro, mas uma forma de lazer ocupacional e cultural”, explica Eliomar Alves. “O meu objetivo é contribuir com a leitura e a minha preocupação é que os jovens deveriam ler mais”.

Gosto pela leitura

Na estatística particular do livreiro, os que mais compram e alugam livros são pessoas acima de 40 anos. “Parece que os jovens não gostam mais de ler livros”, observa. “Existem muitos poemas bons, histórias interessantes que são desconhecidas pela juventude”. Em poucos minutos de conversa, o idealizador do projeto relaciona vários autores e livros que aponta como fundamentais para a formação do conhecimento cultural.

O preço de venda dos livros é variável e o livreiro não se limita a ficar sentado, esperando a visita de um possível comprador. Diariamente, coloca algumas publicações em uma sacola e percorre ruas do Centro da cidade, oferecendo as obras para compra ou aluguel. “Ainda hoje existem aqueles que se surpreendem quando falo em alugar livro, pagando um valor diário”, comenta ele. “A maioria prefere comprar”.

Satisfação

Apesar das dificuldades e do limitado número de leitores, Eliomar Alves disse estar satisfeito com o trabalho que faz e quer se manter na atividade por mais tempo. Não pensa em parar e sempre está adquirindo publicações novas ou usadas. O sebo é o primeiro da região e surge numa época em que as livrarias não resistiram nas pequenas cidades e o acesso ao computador e à Internet avança a cada mês.

Fazer pesquisas, consultar biografias e estudar disciplinas escolares está mais fácil e rápido, a um simples clique na página para que milhares de opções surjam na tela do computador e um mundo diversificado de informações chegue ao pesquisador, mesmo que os estudantes não leiam e se limitem a copiar, colar e imprimir o trabalho.

“Ler bons livros é um hábito que deve ser cultivado e multiplicado”, frisa o livreiro, que quer manter a tradição. “A leitura nos faz viajar por sonhos, situações e lugares diversos e distantes”. Além de livros de literatura e didáticos, há algumas peças de artesanato e diversos quebra-cabeças à venda, com desafio. Quem conseguir montar em cinco minutos ganha o objeto.

MAIS INFORMAÇÕES

Sebo de Eliomar Alves
Rua 15 de Novembro, 173
Centro da cidade de Iguatu
Região do Centro-Sul

Anúncios

2 Comentários (+adicionar seu?)

  1. Luiza Mikaella
    jul 25, 2011 @ 14:22:03

    Oi, Nena… Boa tarde!

    Desenvolver o hábito de ler é um processo constante. Num mundo tão cheio de tecnologias e facilidades em que vivemos, o lugar do livro parece ter sido esquecido. Confesso que eu mesma tenho dificuldade de folhear essas pérolas. No entanto, quando pego em um livro, só solto quando “engulo” tudo. Nada como uma história bem contada! É contagiante! Há quem diga que não existe tecnologia no mundo que substitua o prazer de tocar as páginas de um livro e encontrar nelas um mundo repleto de encantamento!

    Beijossss

    P.S. Estava postando esse comentário e ganhei um livro de presente do Sr. Edilson (representante comercial), “Ainda Existe Esperança – A solução para os problemas da vida”, de Enrique Chaij. Será um sinal???!!! rs.

    Responder

  2. elainersantos
    jul 25, 2011 @ 15:01:32

    Oi Mika… Boa tarde!
    Eu adoro ler, gostaria muito de ter tempo para ler todos de minha lista, impossível no momento! Realmente nesse mundo de tecnologias, acabamos esquecendo essa pérola como você disse. Eu costumava sempre anotar os livros que lia, os que ia ler, enfim, tinha um certo controle sobre minhas leituras, mas fui deixando esse hábito que pra mim era maravilhoso, mas estou retornando, tenho muito para ler e colocar minhas listas em dias!! Achei mais que interessante a ideia de Sr. Eliomar, pois é de grande importância para a comunidade, um incentivo e tanto, foi mais pelo o prazer de ler, pois ele não tem fins lucrativos, bastante enriquecedor, espero que estejam aproveitando essa oportunidade de viajar no mundo da leitura, que é o máximo!!!!
    Que coisa boa… você já ganhou um livro? Quero emprestado viu? Falar em emprestar, acho outra forma muito boa de incentivar a leitura, emprestando seus livros para os amigos, tenho esse hábito!!
    Então beijos e boa leitura,!! Assim que vc terminar vou querer também!!! Depois vou post aqui o que estou lendo!!!

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: